Desacelerar e estar mais conectados à natureza, é o fato. E todas as nossas atividades estão se modificando rapidamente. A forma de se elimentar, curtir os momentos “vagos” e com certeza se vestir.
Obrigado por ler este post, não se esqueça de se inscrever!
Quem já curte as peças feito a mão, agora terá que ou aprender a fazer ou escolher nos catálogos das grifes mais queridinhas.
Isso, é maravilhoso. Porque há uma inversão nas atividades produtivas, mais arte e menos industrializados. Valorização da cadeira produtiva, observação… Ou seja. A moda está mais consiente.
Consumo Consciente
Três pilares fundamentais para o consumo de moda consciente. Tentar observar todos estes fatores envolvidos ao adquirir um produto. Os três pilares da sustentabilidade:
Ambiental – Reciclagem, reutilização e seus resíduos. Desde a plantação, condições, orgânicos, até o processo de produção.
Econômico – Valorização e respeito com todos os envolvidos na produção. Sem exploração da mão-de-obra encolvida.
Social – No ambito onde está inserido a confecção e seu impacto. Crescimento e qualidade de vida no região, ou cluster. As empresa contibuem com seu entorno? O consumo de produtos na própria região onde nos encontramos estará contribuindo para sua região.
Em nível empresarial
As soluções possibilitam mudanças significativas na produção, tornando-a mais consciente e menos danosa ao meio ambiente.
Ecoeficiência – confecção de produtos com o máximo de aproveitamento dos recursos e redução da geração de rejeitos.
Ecodesign – promoção de ações que priorizem o uso racional dos recursos disponíveis.
Cerificações Ambientais – análise do processo produtivo da empresa. Caso não esteja funcionando dentro do recomendado para a obtenção do selo, precisa se adequar.
A conscientização de como e onde nossas roupas são feitas, como elas são usadas, e como elas são eliminadas ou reutilizadas é o futuro da moda sustentável.
Design
No design, sustentabilidade vai além de produtos. A comunicação o cuidados com toda a cadeia de produção, desde as matérias-prima e todos os públicos envolvidos e a sociedade, é um estudo aprofundado e deve pontuar todo projeto
A Coleção de Jóias “Florestas”, desenhada por mim, tem como inspiração as florestas, utiliza a prata reciclada, além de biomateriais. Faz parte de um estudo mais aprofundados sobre biodesign e veremos mais sobre este tema neste blog.
Pulseira Camaleão por Ana Sieben, Coleção Florestas.